A Cidade

BALNEÁRIO CAMBORIÚ: A maravilha do Atlântico Sul

Conhecida como a Capital Catarinense do Turismo, Balneário Camboriú localiza-se no Litoral Norte de Santa Catarina. Além de suas praias paradisíacas e atrativos turísticos modernos e inovadores, a cidade possui comércio forte e atuante todos os dias do ano. É incontestavelmente um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil e do Mercosul. Por toda a orla, há bares e restaurantes com música ao vivo, que oferecem culinária irresistível em ambientes agradáveis. Tudo isso, é claro, com total segurança, bem-estar e atendimento qualificado, características marcantes de nossa cidade.

Histórico do Município

Nossa história não poderia ser diferente de todo o litoral brasileiro, povoado por índios carijós que aqui encontraram lugar ideal para moradía, já que no local da praia de Laranjeiras a pesca era farta, clima agradável e, no rio, a água doce.

Existem relatos referentes à colonização desde 1758, com algumas famílias que já moravam na margem esquerda do rio. Mas, somente em 1826, o colono Baltazar Pinto Corrêa recebeu do Governo da Província de Santa Catarina uma área de terra para cultivo e moradia, na localidade que hoje se chama Bairro dos Pioneiros.

Por volta de 1840, foi autorizada pela Arquidiocese de Florianópolis a construção de uma Igreja (Atual Capela Santo Amaro, tombada como Patrimônio Histórico Municipal) e, assim, criou-se o Arraial do Bom Sucesso. Paralelamente, o Governo elevou o local a Distrito do Arraial do Bom Sucesso, na localidade da Barra do Rio Camboriú e, em 1884, criou-se o Município de Camboriú.

No final da década de 1920, tem início ao processo de desenvolvimento. Em 1926, começam a surgir as primeiras casas de veraneio, no centro da praia, pertencentes a moradores de Blumenau.

Surge, em 1928, o primeiro hotel e, seis anos após, o segundo empreendimento hoteleiro.

Os alemães do Vale de Itajaí trouxeram para a cidade o hábito de ir à praia como lazer pois, até então, o banho de mar só era conhecido como tratamento medicinal ou pesca (os colonos achavam que "mandar alguém para a praia" era uma ofensa).

Mas, foi na década de 60 que a atividade turística tomou impulso, colocando a cidade como grande centro turístico brasileiro. Em 1959, foi elevada a Distrito e, em 1964, foi criado o município de Balneário Camboriú.



Limites

Norte: Itajaí; Sul: Itapema; Leste: Océano Atlântico; Oeste: Cidade de Camboriú

Distância da capital Florianópolis: 80 km.

Relevo-Altitude-Vegetação

Superfícies planas e onduladas com formação de complexo do modelo litorâneo. É caracterizada por morros em suas divisas, pontos extremos de norte a sul da cidade. Situa-se a 2 m. do nível do mar chegando até 240 m. no Morro da Aguada. Predomina a Mata Atlântica e vegetação rasteira.

Hidrografía

Não possui grandes recursos hídricos, é banhada a leste pelo Océano Atlântico e cortada de oeste a este por dois rios que deságuam nele: o Rio Camboriú, com nascente no município homônimo e percorre 40 Km. até o sul da praia central e ao norte, fazendo divisa com Itajaí, achamos o rio Ariribá, com nascente na Serra do Ariribá e alcança o océano na Praia dos Amores.

Clima

Temperado, de Setembro a Abril: maior predominância solar; de Dezembro a Março: máxima 40°C e média de 25°C e de Junho a Agosto: inverno ameno.

Colonização

Colonizada por portugueses do Arquipélago dos Açores (açorianos), o balneário ainda mantém algumas das tradições dos antepassados: a gastronomia na base de frutos de mar, o artesanato e o folclore como o Boi-de-Mamão. Hoje é uma cidade cosmopolita, não só frequentada por pessoas de diversos origens mas é a cidade escolhida por milhares de estrangeiros e brasileiros que vieram á procura de novas oportunidades e fundamentalmente uma melhor qualidade de vida.

Data de Fundação: 20 de julho de 1964

Atualidade

Com infra-estrutura de uma metrópole e belezas naturais de um refugio ecológico, Balneário Camboriú, oferece um mar de opções durante o ano inteiro e agrada a todos, turistas e moradores, basta caminhar pela Av. Atlântica para entender melhor. De frente para o Océano Atlântico, imponentes imóveis compõem o cenário da cidade, acompanhando o movimento criado pela faixa de areia que da contornos delicados ao balnéario mais freqüentado de Santa Catarina. Em Balneário Camboriú o turismo caminha junto com a construção civil, que cresce a passos largos imprimindo sofisticação e alta qualidade aos empreendimentos residenciais.

O município é um dos principais polos de lazer, entretenimento, comercio, negócios, gastronomia e hospedagem do Brasil. O comercio representa uma grande força para o desenvolvimento do município, com cerca de 6 mil estabelecimentos, incluindo dois grandes Shoppings, que além do horário estendido, fecham apenas em duas datas por ano, no Dia do Trabalho e no Natal.

As belas praias atraem quase 2 milhões de turistas durante a temporada de verão, e 4,5 milhões de visitantes durante o ano inteiro, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo.

Balneário Camboriú tem nove praias, uma para tipo de preferência, a Praia Central, costeada por dezenas de bares, restaurantes, com a famosa Ilha das Cabras bem a frente, a 600 metros da orla, que garantem o agito e variada gastronomia.

A só 6 km ao sul, a praia de Laranjeiras, apropriada para o banho do mar pela sua água verde e calmaria de suas ondas.

Avançando e com o marco natural da mata atlântica achamos praias orientadas para o mar aberto, verdadeiros paraísos ecológicos como Taquarinhas, Taquaras e a reconhecida Pinho: a primeira praia oficial de naturismo do Brasil. Já Estaleiro e Estaleirinho com águas agitadas e transparentes nos convida a pratica de surf.

A cidade ainda conta com o Pontal Norte, com passarelas e iluminação em meio a Mata Atlântica, a Praia do Canto, um pequeno paraíso, e a Praia do Buraco, onde fica localizado um requintado resort.

A grande vocação de Balneário Camboriú e o turismo por isso a cidade e tão dinâmica. Consegui vencer a sazonalidade do verão, atraindo visitantes o ano inteiro, desde os grupos de terceira idade até os jovens estudantes que aproveitam a viagem de fim de curso para conhecer as variedade de casas noturnas e festas.

Capital Catarinense do Turismo, como é conhecida, Balneário Camboriú é o principal destino turístico do Estado, junto com Florianópolis, figura na sétima posição entre as cidades com melhor qualidade de vida do pais, de acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e em segundo lugar entre os 293 municípios catarinenses.